A sua voz também precisa de cuidados!
O fonoaudiólogo é o profissional responsável por auxiliar adultos e crianças em exercícios vocais com diferentes técnicas. As complicações mais comuns que esse profissional costuma cuidar são: problemas na fala, seja por deficiências auditivas, gagueira, troca de palavras, rouquidão, entre outros. Hoje, eu vou contar para vocês alguns cuidados essenciais para a saúde da sua voz, um elemento único de sua personalidade!
A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais, também chamadas de “cordas vocais”, pela passagem do fluxo de ar e modificado pelas cavidades que se encontram acima das pregas vocais. Cada voz é única, assim como uma impressão digital, não existe nenhuma voz igual a outra.
Além disso, a voz é adaptável a cada contexto, a cada emoção. Expressamos os nossos sentimentos, personalidade e emoções com ela. É por esse motivo que, algumas vezes, conseguimos perceber o estado emocional de alguém apenas pela sua voz.
Cuidados com a voz
Algumas medidas são essenciais para prevenir possíveis alterações e doenças, como beber bastante água, evitar brigar com ruídos externos e não fumar. São cuidados que visam preservar a saúde das cordas vocais e, consequentemente, a manutenção de uma voz limpa, clara e agradável. Algumas dicas para manter a voz saudável:
Hidrate-se
Ao longo do dia, beba bastante água, pois ela auxilia na hidratação das pregas vocais, o que reduz o atrito e diminui a chance de lesões das cordas vocais.
Evite ambientes com ar-condicionado
Ele é um “inimigo” que retira a umidade do meio ambiente e resseca as mucosas, mas, se for impossível ficar longe dele, intensifique a hidratação.
Fale sem esforço e articule bem as palavras
Procure falar sem esforço, articulando bem as palavras e observe sua postura. Dessa forma, você melhora a amplificação do som.
Repouse após falar por longos períodos
Sempre que você precisar usar sua voz por um período prolongado de tempo ou de forma intensa, faça um repouso vocal logo em seguida para que ela possa se recuperar do esforço.
Evite falar em ambientes ruidosos
A competição sonora pode fazer com que você fale mais alto do que o habitual. Lembre-se de que todas as vezes que altera o seu tom de voz normal para se comunicar, acaba forçando mais suas cordas vocais, o que pode causar rouquidão ou, em alguns casos mais graves, lesões.
Se for usar a voz continuamente, evite leite e derivados
Se você pretende utilizar a voz por um período prolongado, evite laticínios e seus derivados, pois aumentam a produção de muco. Se puder, opte por alimentos cítricos e a maçã, que limpa a região das pregas vocais, auxiliando na emissão mais clara da voz.
Nada de pigarrear, gritar ou sussurrar
Gritar e pigarrear geram o mesmo impacto de uma batida forte entre as pregas vocais, o que pode causar um atrito mais forte entre elas, favorecendo o aparecimento de lesões. Sussurrar cria uma tensão entre as cordas vocais ao bloquear o som natural da nossa voz.
Abandone o cigarro
Além dos inúmeros malefícios à sua saúde em geral, o cigarro também é um grande inimigo da saúde vocal, já que irrita a mucosa e ainda pode causar outras doenças que não afetam somente a laringe.
Evite sprays e pastilhas
Eles trazem um alívio imediato da dor ou ardência e você pode não perceber o abuso vocal.Agora que você já sabe os cuidados básicos de como preservar sua voz, siga-me em meus outros canais de comunicação: YouTube, Facebook, Instagram. Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para marcar hoje mesmo sua consulta. Eu atendo presencialmente na Rua Miguel de Frias, 150, sala 304, Vital Place – Icaraí, Niterói – RJ, mas também é possível agendar sua consulta on-line.