Fabiana Martins – Fonoaudiologa

Abril Azul: campanha sobre a conscientização do autismo

Saiba mais sobre o Abril Azul e a importância de falarmos cada vez mais sobre o tema

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre,
geralmente, entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição.


Para que o tema tenha cada vez mais visibilidade, o dia 2 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A campanha Abril Azul tem por objetivo mostrar as características e as dificuldades do transtorno, além de
incentivar a inclusão do autista na sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.
Para saber mais sobre a importância dessa campanha e como a fonoaudiologia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do autismo, continue lendo este post.

O que é o Abril Azul?

Como o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população, a ONU escolheu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas à inclusão e ajuda para maior visibilidade do tema. A cor azul foi escolhida porque a proporção de meninos atingidos pelo transtorno é muito maior do que a de meninas.

É fundamental que a sociedade se torne cada vez mais consciente sobre o Transtorno do Espectro Autista, pois esse distúrbio neurológico pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. O estigma de que o transtorno só é manifestado com deficiência intelectual é amplamente combatido, uma vez que, em alguns casos, alguns indivíduos surpreendem pela sua inteligência acima da média, sendo chamados de “autistas de alto Funcionamento”.

Papel do fonoaudiólogo no cuidado às pessoas com TEA

Uma das características mais comuns do espectro são: resistência a mudanças na rotina, hiper ou hipossensibilidade ao toque, além de dificuldades na interação social, ou seja, na fala e na comunicação não verbal. Por isso, o trabalho da
fonoaudiologia é fundamental no tratamento do autismo, já que irá ajudar as pessoas com TEA em suas dificuldades de comunicação.

Geralmente, quando os pais começam a observar pequenos atrasos no desenvolvimento infantil, o primeiro profissional a ajudar no diagnóstico do TEA é o fonoaudiólogo. Alguns traços que devem ficar alertas:

● Criança que não balbucia ou não emite nenhum som aos 3 meses;
● Não emite nenhuma vogal ou consoante aos 8 meses;
● Não fala nenhuma palavra quando já tem 1 ano e 2 meses;
● Não combina duas palavras aos 2 anos.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o fonoaudiólogo , no cuidado a pessoas com TEA, integrará, sempre que possível, uma equipe interdisciplinar, para avaliar e tratar a fala, alimentação, funções orofaciais e
audição.

O tratamento, após avaliação individual, deve ser iniciado o quanto antes, mesmo que seja ainda uma suspeita, pois, assim, as possibilidades de melhora na qualidade de comunicação são maiores.

Benefícios da terapia fonoaudiológica para o TEA

Além de melhorar a comunicação geral no autismo, a terapia fonoaudiológica permitirá o desenvolvimento de habilidades sociais e a autonomia. Outros benefícios que podem ser observados são:


● Aprender a autorregulação;
● Articular bem as palavras;
● Ser capaz de compreender e utilizar a comunicação verbal e não verbal;
● Desenvolver habilidades de conversação;
● Aprender a se comunicar para desenvolver e manter relacionamentos;


Logo que o diagnóstico do TEA for realizado, deve-se iniciar a terapia com um fonoaudiólogo para potencializar seus resultados. O tratamento individualizado diminui o isolamento social e possibilita intervenções que auxiliem no processo de neurodesenvolvimento, contribuindo para que a criança desenvolva amplamente as suas habilidades e tenha autonomia e qualidade de vida sempre que possível.

Se você ficou com alguma dúvida, envie mensagem via WhatsApp ou agende hoje mesmo sua consulta clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!