A poucos dias da folia, é preciso observar alguns cuidados para manter a saúde da voz
O Carnaval é ótimo: podemos falar alto, gritar, cantar música aos berros e fazer a festa durante os blocos e desfiles. Mas é claro que, como tudo no mundo, tudo tem seu preço. E toda essa diversão pode custar a sua voz, mesmo que por apenas um tempo.
Toda essa animação do Carnaval acaba forçando demais as cordas vocais, que ficam mais sensibilizadas. O resultado? Perda de voz com direito a dores e inflamações na garganta, laringite, alergias e inchaço das cordas vocais.
A pandemia mudou os planos de muita gente sobre como curtir o Carnaval. Inclusive, a mudança de datas confundiu até os mais assíduos foliões. Mas, quando chegar a hora de festejar com segurança, fique atento a essas dicas para manter a sua voz saudável!
Dicas para não perder a voz no Carnaval
1. Hidrate-se
Tente ingerir líquidos em temperatura ambiente!
2. Beba álcool com moderação
Nada de exageros! Não comprometa a sua saúde.
3. Faça pausas
Gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo pode prejudicar as cordas vocais. Estar mais próximo das pessoas ajuda a poupá-las, já que não precisa gritar.
4. Evite o fumo
Ele auxilia na perda de voz.
5. Faça refeições leves
Cuidado com a azia e o refluxo. Ninguém quer vomitar durante a festa.
6. Cuidado com ambientes barulhentos.
A competição sonora pode fazer com que você fale mais alto do que o habitual. Lembre-se de que todas as vezes que altera o seu tom de voz normal para se comunicar, acaba forçando mais suas cordas vocais, o que pode causar rouquidão ou, em alguns casos mais graves, lesões.
7. Evite sprays e pastilhas
Eles trazem um alívio imediato da dor ou ardência e você pode não perceber o abuso vocal.
Fonoaudiologia: uma ajuda profissional
Agora que você já sabe a importância de ter pequenos cuidados básicos para preservar sua voz, siga-me em meus outros canais de comunicação: YouTube, Facebook, Instagram. Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para marcar hoje mesmo sua consulta. Eu atendo presencialmente na Rua Miguel de Frias, 150, sala 304, Vital Place – Icaraí, Niterói – RJ, mas também é possível agendar sua consulta on-line.