O papel do fonoaudiólogo é fundamental para prevenir, amenizar ou reverter alguns problemas comuns aos idosos
Antes de conversarmos sobre a importância da Fonoaudiologia na terceira idade, quero falar um pouco mais sobre o processo natural do envelhecimento, que não se limita à mudança de cor dos cabelos ou da pele que perde elasticidade. Ele também pode vir a provocar alterações e distúrbios que comprometem a comunicação e a linguagem.
A voz atinge a sua máxima eficiência entre 25 e 40 anos. Depois disso, a estrutura da laringe pode sofrer alterações inerentes ao passar dos anos. Ainda assim, não é possível determinar quando o envelhecimento vocal acontece, pois ele varia de pessoa para pessoa. Entretanto, já se sabe que condições sociais, hábitos de saúde e alimentares, além de fatores genéticos contribuem e interferem diretamente no grau de envelhecimento vocal.
Hoje, eu convido você a compreender um pouco mais sobre a atuação do fonoaudiólogo na terceira idade, que vai muito além dos cuidados com a fala e a audição, pois podem contribuir diretamente para a qualidade de vida do idoso.
Acompanhamento do fonoaudiólogo na terceira idade
O acompanhamento de um fonoaudiólogo pode evitar ou reverter muitos distúrbios e problemas que são comuns à terceira idade. O objetivo é promover bem-estar e qualidade de vida, além de minimizar alguns impactos do envelhecimento natural não somente na fala, mas também na mastigação, na deglutição e, até mesmo, na respiração. Abaixo, você pode conferir alguns dos distúrbios tratados na Fonoaudiologia.
- Problemas na motricidade orofacial
Qualquer problema que envolva a motricidade orofacial está ligado aos músculos da boca e da face. Ele afeta diretamente a fala, a mastigação e a deglutição, além das alterações na respiração, sucção, posição dos lábios, da língua e das bochechas. Podem ser ocasionados pela ausência de dentes, bastante comum nos idosos ou pela atrofia muscular.
O trabalho do fonoaudiólogo permitirá uma rotina mais saudável e independente ao idoso, que poderá se expressar e se alimentar sem dificuldades, além de evitar doenças gástricas relacionadas ao sistema digestivo.
- Presbifonia
O envelhecimento natural da voz recebe o nome de presbifonia, que afeta a expressão oral nos idosos. O distúrbio causa alterações vocais e é gerado por tensões musculares no sistema respiratório, que leva a problemas na fala e na audição. As implicações estão relacionadas a fatores como o condicionamento físico, as condições mentais e, até mesmo, ambientais.
- Disfagia
Muito comum na terceira idade, a disfagia é um distúrbio relacionado à dificuldade de engolir alimentos. Ele pode ser ocasionado por outras doenças, como refluxo ou sequelas de derrames, Parkinson ou pela dificuldade na mastigação.
A pessoa com disfagia costuma apresentar alguns problemas, como desidratação, desnutrição, pneumonia e asfixia por alimentos.
Benefícios da Fonoaudiologia na terceira idade
Podemos listar alguns benefícios do acompanhamento fonoaudiólogo na terceira idade:
- Fortalecimento das cordas vocais
Talvez este seja o primeiro e mais conhecido papel do fonoaudiólogo na terceira idade, que é o de fortalecimento das cordas vocais. É realizado para evitar a perda da qualidade da voz, feito por meio de exercícios específicos.
A musculatura da laringe será trabalhada com objetivo de promover uma melhor articulação na fala e estabilidade vocal, sobretudo em casos de pacientes que apresentem doenças como o Parkinson.
- Estimulação cognitiva
Fundamental na terceira idade, os estímulos cognitivos contribuirão para a qualidade de vida do paciente. Geralmente, os exercícios terapêuticos acontecem para o fortalecimento da memória, fala, raciocínio em quem sofreu AVC (Acidente Vascular Cerebral), buscando devolver autonomia e bem-estar, uma vez que são sequelas comuns que afetam diretamente a fala.
- Melhora na deglutição
Para a melhora da deglutição, os exercícios serão focados em movimentos mandibulares, tudo para facilitar o paciente a engolir alimentos, bebidas, medicamentos e, até mesmo, a saliva. Um ponto de atuação fundamental ao fonoaudiólogo, nesses casos, é a prevenção de engasgos, pois irá melhorar na mastigação e também na digestão do idoso.
Hoje, eu listei apenas alguns dos muitos benefícios da Fonoaudiologia para os idosos. Conheça um pouco mais do meu trabalho voltado para este público por meio do Projeto Viver +: desenvolvido para a saúde preventiva e a qualidade de vida dos servidores do Município de São Gonçalo, com foco de atuação no paciente da melhor idade, portador de hipertensão arterial e diabetes.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja agendar sua consulta, eu atendo on-line ou presencialmente, na Rua Miguel de Frias, 150, sala 304 – Vital Place, Icaraí – Niterói.