Incluindo a atuação do fonoaudiólogo, a campanha Janeiro Branco traz luz ao tratamento multidisciplinar da saúde mental.
A Fonoaudiologia e a saúde mental têm uma relação muito próxima e é sobre isso que eu convido você a ler um pouco. O ano começa com a campanha Janeiro Branco nos convidando a refletir sobre a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, a campanha estimula maiores cuidados com as emoções.
Com a falta de atenção à saúde mental, muitos problemas físicos e psicológicos podem surgir, e alguns deles afetam diretamente a fala. A fonoaudiologia é a área da saúde responsável por tratar os diferentes aspectos da comunicação humana, desde o aperfeiçoamento da voz até os transtornos de fala.
Esses transtornos podem ter início na infância, por conta de dificuldades no desenvolvimento, em decorrência de doenças neurológicas e mentais ou mesmo pelo processo natural de envelhecimento. Com a ajuda de um fonoaudiólogo, os tratamentos podem contribuir para o desenvolvimento adequado da linguagem ou promover a reabilitação vocal.
Saúde mental e a Fonoaudiologia
Não são raros os transtornos mentais que afetam a capacidade de uma pessoa falar e se comunicar. Pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão, podem apresentar dificuldades de fala, leitura, escrita, ou de motricidade orofacial, o que afeta diretamente a autonomia do indivíduo e seus vínculos sociais.
O trabalho do fonoaudiólogo vai possibilitar a melhora das habilidades de comunicação e contribuir para a qualidade de vida do paciente: seus relacionamentos interpessoais podem ser melhorados e/ou recuperados, de acordo com o comprometimento anterior de sua capacidade de se comunicar.
Uma pessoa plenamente capaz de se comunicar e com sua autonomia restabelecida terá um ganho considerável no caminho para o equilíbrio emocional e a saúde mental. Por conta disso, o trabalho do fonoaudiólogo é multidisciplinar: ele irá atuar juntamente com os profissionais da Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional.
Como funciona o trabalho do fonoaudiólogo na saúde mental?
Após avaliação inicial, serão definidos os atendimentos e o plano de tratamento, de acordo com as especificidades e individualidades de cada paciente. Serão analisados os sintomas, o diagnóstico, as características do distúrbio que será tratado, o contexto social, psicológico do paciente e de sua família.
A retomada do equilíbrio e saúde mental do paciente por meio de atividades de treinos motores orofaciais, recursos materiais fonoaudiológicos e jogos terapêuticos vão trabalhar e aprimorar as habilidades cognitivas e de linguagem de cada indivíduo. A prioridade é que o paciente seja capaz de restabelecer sua capacidade de comunicação e a expressão corporal.
Se você tem dúvidas quanto ao assunto, eu posso ajudar você! A busca pela saúde mental e equilíbrio emocional passam pela habilidade de se comunicar e ser autônomo em suas habilidades. Agende sua consulta comigo pelo WhatsApp.