Compreenda a importância da dicção para a uma boa comunicação e o que é possível fazer para melhorá-la
Você é o tipo de pessoa que fala tão rápido que acaba dificultando que os outros compreendam a sua fala? Quem fala muito rápido costuma omitir sílabas e fonemas, o que ocorre porque os órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, palato duro e mole e dentes) não têm tempo para realizarem seus movimentos, responsáveis pela produção da fala com precisão. Compreenda a importância da dicção e aprenda algumas dicas para a uma boa comunicação nos parágrafos abaixo.
Para conviver em sociedade, é fundamental que a comunicação seja realizada de forma clara e assertiva. Se pensarmos no ambiente corporativo, isso se torna um diferencial. Um dos fatores que prejudica uma boa comunicação é a má articulação das palavras.
Pessoas que falam de forma estruturada, com uma boa entonação vocal, que faz pausas adequadas e com pronúncia limpa, conseguem despertar a atenção e interesse dos seus ouvintes. Ademais, tais características conferem mais credibilidade e confiabilidade ao seu discurso. Por isso, hoje vou falar um pouco sobre como você pode melhorar a sua dicção!
Importância da boa dicção para a comunicação
Se você tem dúvidas sobre como melhorar a dicção, saiba que nós, fonoaudiólogos, somos os profissionais indicados para ajudar você! Neste conteúdo, quero mostrar algumas maneiras de aprimorar a sua forma de falar e aperfeiçoar a sua comunicação.
Ter uma boa dicção é fundamental, pois ela confere clareza, objetividade e assertividade ao conteúdo que está sendo comunicado. Além disso, as pessoas têm maior percepção da sua autoridade sobre o assunto, fazendo com que elas mantenham a atenção por mais tempo.
Com a ajuda de um fonoaudiólogo e alguns exercícios, pessoas que tenham dificuldades de dicção ou falem de forma acelerada podem ter sua capacidade de comunicação aperfeiçoada. Abaixo, listei algumas dicas que você pode seguir em casa para ter maior domínio da sua fala.
Dicas para melhorar a dicção
1. Observe sua respiração
A respiração interfere diretamente na pronúncia das palavras. Se alguém está ofegante, é natural que as sílabas se embolem e a dicção não seja satisfatória. Isso acontece porque a fala se dá pela passagem de ar nas pregas vocais e a maneira como se respira interfere diretamente na qualidade da mesma.
Um bom exercício de respiração é deitar-se com os pés elevados e uma das mãos sobre o peito, enquanto a outra fica abaixo das costelas, para que você consiga observar o movimento do diafragma (um grande músculo localizado abaixo dos pulmões). Durante a inalação, esse músculo se contrai e fica plano. Inspire e expire de forma profunda e se concentre em fazer com que a mão que está abaixo da costela fique mais elevada do que a mão que está no peito.
2. Pratique com trava-línguas
Muito comuns entre cantores, os exercícios trava-línguas são indicados para melhorar a dicção de quem fala e a capacidade de quem deseja cantar de forma mais clara. Leia em voz alta as frases abaixo e se desafie a ir mais rápido:
- A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
- O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
- Num ninho de mafagafos, há cinco mafagafinhos! Quem desmafagafizá-los um bom desmafagafizador será.
3. Controle sua postura
A postura é um elemento que também precisa ser observado, uma vez que a linguagem corporal afeta diretamente a dicção e a maneira como a plateia interpreta o orador. Uma dica para você seguir quando estiver se apresentando em público é nunca colocar as mãos nos bolsos, sempre deixá-las em frente ao corpo e manter os ombros para trás. Lembre-se de fazer contato visual com as pessoas, pois irá ajudar na conexão com o público.
Eu tenho atuado na área da Fonoaudiologia, com especialidade em Linguagem e trabalho com crianças, adultos e idosos que apresentem distúrbios de leitura, fala e escrita. Se você deseja saber mais ou tem interesse em agendar uma consulta, entre em contato comigo via WhatsApp.