Como os profissionais da Fonoaudiologia ajudam técnicos, jogadores e narradores esportivos.
A Copa do Mundo de Futebol ainda não acabou e nós podemos dizer que esse é um momento de muita festa, euforia e comemoração para milhares de pessoas ao redor do planeta. A Fonoaudiologia tem muito para contribuir com torcedores que estão lotando os estádios, com os profissionais que narram diariamente os jogos, com os atletas e técnicos à beira do gramado. Eu convido você a descobrir que a Fonoaudiologia e o futebol têm tudo a ver!
Os jogadores estão sempre sendo observados pelo que fazem dentro de campo e pelo que falam fora dele. É bastante comum que concedam entrevistas no intervalo e fim dos jogos. Durante a Copa, alguns são selecionados para conversar nas coletivas de imprensa, mas já parou para pensar que tão importante quanto o seu talento,é sua capacidade de se comunicar bem? É fundamental que tenham boa articulação, fluência e linguagem, somente desta forma poderão transmitir sua mensagem e construir uma imagem pública positiva.
Durante os jogos, os atletas se comunicam entre si, e assim como o técnico, costumam fazer isso gritando. A Universidade Federal de Pernambuco fez um estudo em que relacionou as queixas dos técnicos – rouquidão, perda e falhas na voz, pigarro, cansaço ao falar, e tensão na região do pescoço – com o abuso vocal após os jogos, uma vez que é comum que gritem na beira do campo chamando a atenção, cobrando e repreendendo jogadores.
Os torcedores mais eufóricos, quer estejam nos estádios ou em casa, na hora de comemorar o gol ou comentar algum lance mais tenso, também abusam da capacidade de suas vozes, o que pode dar início a um quadro em que sintomas semelhantes aos relatados pelos técnicos também se repetem e acabam sofrendo as consequências da fadiga vocal.
Os “profissionais da voz”, narradores, comentaristas, jornalistas que fazem a cobertura de eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, também devem se preparar, assim como os atletas: é preciso lançar mão de técnicas para desempenhar seu trabalho com a máxima potência, fazendo o menor esforço físico possível. Outro cuidado que esses profissionais devem ter é em relação à velocidade da fala. Por vezes são pronunciadas 100, 200 palavras em uma única respiração, o que demanda maiores cuidados preventivos.
Dicas para conservar a voz durante a Copa
Para os mais entusiasmados, esse período exige alguns cuidados. Com a seleção brasileira classificada para as oitavas de final, a nossa torcida é que o “grito de campeão” saia sem prejudicar nossa saúde vocal. Para que isso aconteça, algumas dicas para os torcedores são:
- Cigarro e dispositivos que produzem fumaça devem ser evitados;
- Beba com moderação e sempre alternando com o consumo de água;
- Durma entre 5 e 8 horas por noite;
- Hidrate-se com água pura e em temperatura ambiente.
Com alguns cuidados básicos, você consegue preservar sua voz para comemorar muitos títulos! Para saber mais sobre tratamentos, dicas e atendimentos, siga-me em meus outros canais de comunicação: YouTube, Facebook, Instagram. Eu atendo presencialmente na Rua Miguel de Frias, 150, sala 304, Vital Place – Icaraí, Niterói – RJ, mas também é possível agendar sua consulta on-line.