Fabiana Martins – Fonoaudiologa

fonoaudiologia

Fonoaudiologia: o que a faz tão importante?

Conheça as respostas para três das principais questões feitas sobre a Fonoaudiologia.

Muitas pessoas não entendem a importância que tem uma consulta de Fonoaudiologia. Na verdade, muitas pessoas nem sabem do que ela se trata. E isso é muito comum, porque a Fonoaudiologia é uma área muito recente e pouco conhecida. Mas você sabe a importância do que um fonoaudiólogo faz ou para que serve essa área da saúde? Hoje vou tirar essa e muitas outras dúvidas!

O que é a Fonoaudiologia?

A Fonoaudiologia é uma área da saúde que se responsabiliza por cuidar da comunicação humana, tanto a fala, e todos os músculos envolvidos nessa área, quanto a audição. Ela também está muito relacionada à escrita, porque alguns transtornos de aprendizagem (em crianças e em adultos) estão primariamente ligados a déficits de comunicação. 

A Fonoaudiologia só atende crianças?

Não! O fonoaudiólogo atende desde bebês a idosos. Dificuldades na fala e na audição surgem em qualquer momento da vida e o cuidado com a comunicação deve ser tomado desde bem cedo e até a melhor idade. Um exemplo disso é a reabilitação neurológica. Muitos adultos e idosos, ao sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) acabam por ter algum prejuízo na área da fala ou da audição. A Fonoaudiologia entra como auxiliar na recuperação e na melhora da qualidade de vida dessas pessoas.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

São várias as situações em que você deve procurar uma fonoaudióloga: se seu filho ou algum parente apresentar necessidade de reabilitação neurológica devido a lesões ou condições congênitas que tenham afetado a fala (pode ser devido a doenças como AVC, esclerose múltipla, Alzheimer etc.); auxiliar em transtornos de aprendizagem, como TDAH ou dislexia, por exemplo; em caso de transtornos da fala, como gagueira, língua presa, afasia ou disfasia etc. São diversos os motivos para se procurar uma consulta de Fonoaudiologia, mas o importante é sempre manter-se atento aos sinais e procurar ajuda assim que os identificar. 

Precisa de um fonoaudiólogo? Eu posso ajudar você! Entre em contato comigo e agende uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!