Fabiana Martins – Fonoaudiologa

Outubro: mês do idoso

Compreenda a importância desse marco para os idosos e como a sociedade pode ser despertada para dar atenção a essa parcela da população cada vez maior.

Desde outubro de 2003 o país conta com um estatuto que protege nossos idosos e, agora, o mês do idoso passa a ser uma data de atenção à terceira idade. Mas, você sabe o que isso significa?

Segundo o IBGE, a população do Brasil está mais velha. Entre 2012 e 2021, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, enquanto houve aumento em todos os grupos acima dessa faixa etária no período. Em 2021, a estimativa era de que a população chegasse a 212,7 milhões, desta, 14,7% seriam pessoas com 60 anos ou mais.

Para a sociedade comum isso significa maior atenção a uma parte da população que só cresce. Nós devemos respeitar o idoso e cuidar de sua saúde na hora precisa, não como se fosse a etapa final da vida, mas como dever de quem está ao seu lado, seja família, comunidade, sociedade ou mesmo o Poder Público.

Fonoaudiologia e terceira idade

Para o idoso, o acompanhamento de um fonoaudiólogo pode evitar ou reverter muitos distúrbios e problemas. O nosso papel é assegurar o bem-estar e promover qualidade de vida, além de minimizar alguns impactos do envelhecimento natural, não somente na fala, mas também na mastigação, na deglutição e, até mesmo, na respiração. Abaixo, vou listar alguns benefícios do acompanhamento fonoaudiológico do idoso.

  • Fortalecimento das cordas vocais

Talvez este seja o primeiro e mais conhecido papel do fonoaudiólogo na terceira idade, que é o de fortalecimento das cordas vocais. É realizado para evitar a perda da qualidade da voz, feito por meio de exercícios específicos.

A musculatura da laringe será trabalhada com o objetivo de promover uma melhor articulação na fala e estabilidade vocal, sobretudo em casos de pacientes que apresentem doenças como o Parkinson.

  • Estimulação cognitiva

Fundamental na terceira idade, os estímulos cognitivos contribuirão para a qualidade de vida do paciente. Geralmente, os exercícios terapêuticos acontecem para o fortalecimento da memória, fala e raciocínio em quem sofreu AVC (Acidente Vascular Cerebral), buscando devolver autonomia e bem-estar, uma vez que são sequelas comuns que afetam diretamente a fala.

  • Melhora na deglutição

Para a melhora na deglutição, os exercícios serão focados em movimentos mandibulares, tudo para facilitar o paciente a engolir alimentos, bebidas, medicamentos e, até mesmo, a saliva. Um ponto de atuação fundamental ao fonoaudiólogo, nesses casos, é a prevenção de engasgos, pois irá melhorar na mastigação e também na digestão do idoso.

Hoje, eu listei apenas alguns dos muitos benefícios da Fonoaudiologia para os idosos. Conheça um pouco mais do meu trabalho voltado para este público, que, além de atendimentos clínicos, inclui curso de Terapia Fonoaudiológica nas Afasias.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja agendar sua consulta, eu atendo on-line ou presencialmente, na Rua Miguel de Frias, 150, sala 304 – Vital Place, Icaraí – Niterói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!