Fabiana Martins – Fonoaudiologa

Como a fonoaudiologia pode ajudar seu filho no desempenho escolar

Se o seu filho tem dificuldade de leitura e escrita, o acompanhamento fonoaudiológico pode ajudá-lo!

Uma das especialidades mais procuradas no começo do ano letivo é a Fonoaudiologia Educacional. Eu tenho atuado diretamente com distúrbios de aprendizagem, onde atendo tanto crianças quanto adultos que apresentem distúrbios de leitura e escrita.

Tais distúrbios comprometem diretamente o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico, entre eles, a dislexia, disortografia, discalculia, TDAH e deficiências intelectuais. Por isso, se você tem filho em idade escolar, eu convido você a continuar lendo e descobrir como a fonoaudiologia pode ajudá-lo na volta às aulas.

Quando uma criança começa na escola, ela se depara com um mundo repleto de descobertas e desafios. Talvez um dos maiores seja aprender a ler e a escrever, e é nesse momento que muitos pais se sentem desafiados e demonstram grandes preocupações com seus filhos. Não é raro entrar algum pai ou mãe aqui no consultório comentando com profunda chateação e angústia que todas as crianças já estão lendo e escrevendo no início do processo de alfabetização, e seus filhos não.

Antes que você comece a comparar o desempenho do seu filho com o do coleguinha de classe, lembre-se que de nem todo sinal de “atraso” significa problema, por vezes pode estar relacionado ao ritmo da própria criança, mas a melhor forma de identificar se há, de fato, algum problema, é passando pela avaliação profissional com um fonoaudiólogo.

Meu filho não consegue aprender!

É preciso olhar para este assunto com a devida prudência e calma, uma vez que nem sempre o problema é com a criança. Em muitos casos, nós avaliamos a criança e nos damos conta de que é o sistema de aprendizagem que está falhando.

É fundamental que os pais estejam atentos e próximos aos professores para que juntos possam observar se realmente a criança tem mais dificuldade para aprender do que as outras e qual é a forma que ela assimila e aprende melhor.

Em outras palavras, a criança pode apresentar algum nível de atraso quando comparada aos outros alunos da classe, mas não ter nenhum problema grave, precisando apenas de um olhar mais atento de seus educadores.

Geralmente, as dificuldades de aprendizagem estão ligadas a fatores externos que interferem no psicológico, no emocional e na rotina da criança, tais como: 

  • separação dos pais;
  • perda de um familiar;
  • mudança de escola, professor ou turma;
  • nascimento de irmão;
  •  falta de sono;
  •  problemas de saúde. 

Distúrbios de aprendizagem

Há dois anos foi sancionada a Lei 14.254, que obriga o poder público a oferecer acompanhamento integral para estudantes com transtornos de aprendizagem, como dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros. Com essa lei, assim que o transtorno for identificado, o estudante é direcionado para um acompanhamento educacional na rede de ensino e recebe atendimentos terapêuticos especializados, para assegurar o seu pleno desenvolvimento.

Esses são alguns dos distúrbios mais comuns em crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem e, por isso, avaliamos alterações neurológicas que interferem diretamente em seu desenvolvimento e iniciamos um tratamento para minimizar os transtornos e prejuízos em sua educação.

É preciso ter em mente que apesar de possuir dificuldades de aprendizagem, crianças com tais distúrbios são normais, apenas possuem uma forma singular e diferente de aprender. Por conta disso, é preciso acompanhá-las de perto para que tenham a chance de desenvolver todo seu potencial de aprendizagem. Quando necessário, seus pais e responsáveis podem acionar o Estado para que se cumpra a lei que mencionei anteriormente.

Todo distúrbio ou dificuldade de aprendizagem pode ser tratado, quer seja ele um fator externo ou interno, por isso você deve estar sempre atento aos sinais que seu filho possa apresentar neste início de período letivo.

Quando for diagnosticada alguma espécie de distúrbio, o ideal, para que o aprendizado da criança e sua qualidade de vida não sejam afetados de forma permanente, é oferecer o tratamento fonoaudiológico adequado, para que seu filho tenha uma vida normal. Se você ficou com alguma dúvida, envie mensagem via WhatsApp ou agende hoje mesmo sua consulta comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!